Mensagens para alimentar o seu espírito!

Amigos, diariamento vou procurar postar alguma mensagem de Jesus para o seu dia ser melhor. Vou publicar o estudo de escatologia que fiz para a nossa igreja, além de mostrar os movimentos da Nova Ordem Mundial a todos. Que Deus possa estar em suas vidas a cada dia!
Amigos, visitem o meu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/linotche13

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Caminho da Salvação


Afinal, o que significa ser salvo? Tanto aqueles que já ouviram sobre a necessidade da salvação quanto aqueles que vêm acompanhando nosso texto provavelmente estão fazendo esta mesma pergunta.
Infelizmente, por problemas de tradução, os conceitos de "salvação" e "vida" acabaram se misturando. Se formos ser puristas, o correto não seria dizer "sou salvo" e sim "fui salvo, e agora vivo."
Existem duas palavras aramaicas que o texto grego traduz indiscriminadamente como "salvação". As duas palavras são "purkana" e "chaye". As idéias de cada uma delas são diferentes.

Purkana: A Separação

que significa", ..."Purkana" significa "livramento". O termo vem da raíz " cortar, ou separar-se. Esse termo aparece em Daniel 4:27, onde é dito:
"Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim [ou "corta", ou ainda "separa-te” deles] aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade."
" como "break off" (separa-te, no ...A versão King James, no inglês, traduz "sentido de arrancar.)

Este é o termo que aparece em passagens como:
"E nos levantou uma salvação [purkana] poderosa Na casa de David seu servo." (Lucas 1:69)

"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção [purkana] que há no Mashiach Yeshua." (Ruhomayah/Romanos 3:24)

"Em quem temos a redenção [purkana] pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça." (Efessayah/Efésios 1:7)

"Tomai também o capacete da salvação [purkana], e a espada da Ruach, que é a Palavra de Elohim;" (Efessayah/Efésios 6:17)

Purkana significa "separação". Portanto, a primeira idéia associada com a salvação é uma idéia de "separação". Mas então, do que é que o Mashiach Yeshua nos separa?

Vejamos o que dizem as Escrituras:

"Porque a mulher casada, pela Torá, está ligada a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre do marido pela Torá." (Ruhomayah/Romanos 7:2)
A outorga da Torá sempre foi vista pelo Judaísmo como um ato de casamento entre o Eterno e o povo de Israel. O rabino Ephraim Nisenbaum assim explica:
"O Talmud descreve Shavuot, o dia que marca a outorga da Torá, como o dia de casamento entre o TodoPoderoso e o povo judeu. A nação de pé aos pés do monte Sinai representa o casal de pé sob a chupá..."
O casamento dentro da cultura israelita possuía um esposo, uma esposa, e um contrato de casamento entre ambos, denominado de ketubá. A Torá é como uma ketubá, um contrato de casamento, entre Elohim e o Seu povo.
O problema é que o livre arbítrio permitia que o homem desposasse ao Eterno, unindo-se a Ele pela obediência, ou desposasse o pecado e a morte, unindo-se a esse. Isto fica bem claro no texto de Devarim (Deuteronômio) 30, mencionado anteriormente. Não é difícil então entendermos do que é que Yeshua veio nos separar: Ele veio nos separar do pecado!

Chaye: A Vida

Uma vez que estamos separados do pecado, analisemos a outra palavra que o grego traduz como salvação, que representa exatamente a segunda parte da missão de Yeshua. O termo aramaico "chaye" aparece na esmagadora maioria das passagens em que "..que o grego traz o termo "salvação". Na realidade, "chaye" vem daríz " significa "viver". "Chaye" significa literalmente "vida", "estar vivo" ou "ter vida".

Algumas passagens onde o termo aparece:

"E toda a carne verá a salvação [chaye] de Elohim." (Lucas 3:6)
"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação [chaye] vem dos judeus." (Yochanan/João 4:22)
"Porque o Senhor assim nolo mandou: Eu te pus para luz das nações, a fim de que sejas para salvação [chaye] até os confins da terra." (Ma'assei haSh'lichim/Atos 13:47)
"Porque a tristeza segundo Elohim opera arrependimento para a salvação [chaye], da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." (Curintayah Beit/2 Coríntios 7:10)

Em todas as passagens acima, assim como na maioria dos locais onde o termo salvação aparece, a palavra "vida" é melhor empregada. Isso nos revela o segundo aspecto da salvação: Uma vez que estamos livres do nosso esposo anterior, o pecado (a transgressão à Torá), podemos nos unir matrimonialmente a YHWH mais uma vez. E, ao fazer tal coisa, nos unimos à vida!

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Elohim é a vida eterna, pelo Mashiach Yeshua nosso Senhor." (Ruhomayah/Romanos 6:23)
A transgressão leva à morte. Yeshua morreu por nós, pagando o preço da nossa transgressão:
"Pois foi necessário [a Ele] desde o início da criação do mundo sofrer muitas vezes; E eis que na consumação dos séculos, Ele apareceu uma vez, para sacrificar a Si mesmo, um sacrifício para a expiação pela iniqüidade." (Ivrim/Hebreus 9:26)

Ao fazer essa expiação, Yeshua nos conduz novamente à vida: ao estado de reunião com Ele que tínhamos antes de pecar. Lembremo-nos de que já vimos que o pecado é a transgressão à Torá. Sha'ul (Paulo) nos adverte para o fato de que a graça recebida de Elohim para que voltássemos a viver não deveria ser pretexto para voltarmos a uma vida de rebeldia contra Ele:

"Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Ruhomayah/Romanos 6:12)

A certeza que temos da nossa salvação em Yeshua significa sabermos que, quando falhamos, temos Alguém que tomou sobre si as nossas transgressões. Todavia, devemos voltar a praticar uma vida de santidade perante a Torá:

"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Elohim, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." (Ruhomayah/Romanos 6:22)

Existem nas Escrituras advertências muito sérias contra aqueles que se valem da graça salvífica para dizerem que não mais precisam viver uma vida de obediência aos mandamentos de Elohim:

"E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedeira. YHWH não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira de YHWH e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e YHWH apagará o seu nome de debaixo do céu." (Devarim/Deuteronômio 29:1920)

"Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Yeshua HaMashiach, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se da santa mitsvá [mandamento] que lhes fora dada; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama." (Kefa Beit/2 Pedro 2:2022)

Antes que alguém se apavore com essa perspectiva, convém dizer que a Bíblia deixa claro que está se referindo ao homem que se apresenta de forma rebelde. Não se trata apenas de pecar. Trata-se de pecar deliberadamente por achar que não precisa mais obedecer a Elohim. Em suma, o homem não deve brincar com Elohim. O sacrifício de Yeshua foi demasiado precioso. Elohim pagou um preço altíssimo para nos libertar. Não devemos fazer desse preço uma justificativa para continuarmos a ignorar os seus mandamentos. Se fomos separados do pecado, mas voltamos deliberadamente a
nos unirmos a ele por rebeldia, então não temos a vida, que é o segundo aspecto da salvação de Yeshua.

Yeshuá

Existe um terceiro aspecto da salvação que aparece no Sefer Matitiyahu (Livro de Mateus), quando o anjo de YHWH informa a Yossef (José) o nome do Mashiach:

"Ela dará à luz um filho, e ela o chamará Yeshua; porque ele salvará o seu povo de todos os seus pecados." (Matitiyahu/Mateus 1:22)
Existe aqui um jogo de palavras. O nome "Yeshua" (que significa "livramento".), .....de "yeshuá" é a forma masculina, assim sendo, Yeshua é aquele que nos livra. Mas nos livra de quê?

a) Do pecado, pois o homem escravizou a criação sob o jugo do pecado: "Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Elohim." (Ruhomayah/Romanos 8:21)

b) Da ira vindoura, pois toda ação pecaminosa será julgada:

"Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Ruhomayah/Romanos 5:9)
Assim sendo, existe um duplo aspecto de livramento: somos livrados da escravidão do pecado, e também da ira vindoura, que nada mais é do que a consequência do pecado.

Gueulá

Veremos agora o último aspecto da salvação. A profecia de Yeshayahu (Isaías) nos diz:

"Não temas, tu verme de Ya'akov, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz YHWH, e o teu Redentor [go'el] é o Santo de Israel." (Yeshayahu/Isaías 41:14)

Aqui vemos que o próprio Elohim afirma que Ele seria o Redentor de Israel. O termo aqui traduzido como "Redentor" é o termo hebraico "go'el". O rabino Yehoshua Lorber assim define o termo gueulá:

"'Gueulá' (redenção) significa liberdade... Como definimos liberdade? Quando as pessoas não sabem o que devem fazer na vida, estão confusas. Elas estão escravizadas pela inclinação ao mal que os leva a fazer toda sorte de coisas ruins e serem tristes. Elas se sentem escravizadas pelas pessoas ruins que controlam o mundo. Elas não podem de fato fazerem o que desejam. Em uma redenção completa, todos saberão que o seu trabalho e o propósito da criação é servir a YHWH. Todos se sentirão felizes e servirão a YHWH com alegria."
Fomos criados para servir ao Criador; para louvá-lo e adorá-lo. Porém, ao colocarmos a nossa própria carnalidade acima dEle, tornamo-nos escravos dos propósitos mundanos.
Yeshua veio nos trazer à liberdade. E o que é a liberdade? É conhecermos o nosso verdadeiro propósito. Os propósitos carnais geram infelicidade e frustração, pois nossos desejos carnais jamais serão plenamente satisfeitos. A carne é uma eterna insatisfeita. Assim sendo, quando nos libertamos do seu jugo, então atingimos plena realização no propósito de Elohim!

"Exultai em YHWH toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores." (Tehilim/Salmos 98:4)

Conclusão

Podemos perceber que a salvação não é um ticket para o céu. A salvação é uma realidade bem presente que pode ser sentida diariamente. De fato, a salvação conduz à vida eterna, mas é muito mais do que isso.

Podemos resumir o conceito da salvação em 5 pontos breves. A salvação é:

1) Ser separado da iniquidade do pecado, e liberto de seu jugo.
2) Ser livrado do juízo da ira vindoura.
3) Voltar a viver na presença de Elohim, desde agora e eternamente.
4) Conhecer o seu propósito de vida, que é alegrar-se no serviço a Elohim.
5) Não mais ser subjugado pela própria carnalidade.





Extraído do Manifesto Judaico do Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário